Carta de condução pode ser levantada nos CTT


Carta de condução pode ser levantada nos CTT

 

A partir de agora passa a ser possível levantar as novas cartas de condução na estação dos CTT mais próxima da residência do condutor, por troca com as cartas antigas, dispensando a ida aos balcões do IMTT. 
 
Desta forma, facilita-se a entrega dos novos títulos aos respectivos titulares, que poderão manter a carta em sua posse até à emissão do novo título.
 
Esta funcionalidade aplica-se nas revalidações da carta de condução, na substituição por alteração de elementos (nome, mudança de residência, habilitação a nova categoria) e nos casos de rectificação administrativa.
 
O processo tem início com o pedido de revalidação ou substituição da carta de condução, através dos Balcões do IMTT, Loja do Cidadão, escolas de condução ou dos Serviços On-line do IMTT – disponível para portadores de carta de condução de modelo comunitário (formato cartão de plástico) e com senha de acesso às declarações electrónicas da Direcção-Geral dos Impostos ou Cartão do Cidadão.
 
O processo é simplificado, diminuindo-se drasticamente o número de situações em que o condutor é obrigado a ser portador de uma Guia de Substituição – tal passa apenas a ser exigido nos caso de revalidação em que o pedido é apresentado com uma antecedência inferior a dois meses em relação à data de caducidade.
 
O condutor passa agora a receber em casa um aviso postal para levantar a nova carta na estação dos CTT mais próxima da sua residência, contra a entrega da carta antiga.
 
26 de Janeiro de 2010